Esclarecimento de Dúvidas sobre PABX em Nuvem (durma tranquilo!)

Atualizado: 16 de abr. de 2021



O que é o Sistema IP em Nuvem

O Sistema em Nuvem é um avanço, não apenas na função básica, tirar o monofone do gancho e efetuar ou receber chamadas, com a adoção dessa tecnologia, sua empresa une dois ou 03 fatores importantes no mundo atual:

Voz


Dados:


Imagem:


VOZ SOBRE Ip ou VoIP o que é:


Alguns conceitos básicos:


IP é Internet Protocol ou Protocolo de Internet

e

VoIP - Voz sobre IP.


Nós seremos humanos reagimos ao mundo de forma analógica, somos basicamente seres analógicos.

Nossa Voz e Recepção de Voz, são analógicas, quando emitimos um som ou falamos esse som ou fala é difundido via ondas e o comprimento dessa onda pode ser representada a grosso modo por essa curva:


Fonte:https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/perfil-da-onda-sonora.jpgonda

Olhando para o gráfico acima Crista é o ponto máximo de recepção e após isso a voz é atenuada(cai a qualidade do áudio), nosso ouvido capta, e é necessário que estejamos a uma distância física x (a menor possível) para receber o som na Crista (melhor qualidade de áudio).

A central telefônica Caixa(antiga) faz com que essa onda chegue até o receptor através de pulsos elétricos ao longo do caminho entre chamador B e receptor A.

Outro conceito importante é entender como nossa chamada analógica de B, chega em A

Detalhando um pouco mais eu B ligo para o sujeito A e para saber onde está o sujeito B,[1] temos diversos códigos para direcionar essa chamada, o número do telefone, e de forma extremamente sucinta representamos um número telefônico qualquer:

Número de telefone completo: 55 11 2121-2121, pode ser dividido e explicado da seguinte forma:


55 Brasil

011 São Paulo

2121-2121 (aqui se coloca a região da cidade, até chegar em seu endereço e telefone analógicos).

Esse é um resumo do resumo, há muito mais detalhes envolvidos nessa operação.


Como funciona a comunicação via Internet ?


Para entender a questão IP devemos ter também que:

- Velocidade de propagação do som no ar: 343 metros por segundo

- Velocidade de propagação da luz no ar: 299.792.458 metros por segundo

Como se dá a comunicação IP


Diferentemente de nós (analógicos) a comunicação IP é Digital e necessitamos ter equipamentos e softwares que transformem nossa Voz e Imagem (analógicos) em Dados e que esses possam trafegar através da Internet, com a mesma velocidade e qualidade emitidas.

Nossos equipamentos de meio transformam essas informações em dados, e são transformados em pacotes e transmitidos via Rede IP, (ou seja transformamos o analógico em digital e transformamos em Protocolo de Internet), nesse momento de transmissão, é importante, vital que essa aconteça sem problemas e não ter no caminho perda de pacotes ou mesmo demora no envio desses pacotes.

Comparando com as centrais Telefônicas antigas, a comunicação IP obedece o seguinte fluxo:





Ao efetuar uma chamada de nosso telefone que pode ter o IP 192.168.0.1/255

criam pacotes que são direcionados para nosso IP Público 177.777.777 e direciona para o IP Publico de B 178.888.888 ao chegar nesse endereço um equipamento direciona para o IP Privado 192.168.0.1/255 de B e a comunicação é estabelecida, a diferença aqui é, se houver perda de pacotes nesse meio de caminho pode acontecer 2 situações:


1 – A comunicação se perde por inteiro


2 – Essa comunicação chega, mas com falta ou atraso de pacotes, há o famoso Picotar e/ou fica metalizada.


Porquê isso acontece: No meio do caminho nossos roteadores, modems, telefones, computadores, tentam de toda forma preencher aquele espaço (picotes pela perda ou atraso do pacote) pode também ficar metalizada no outro lado roteadores, modems, telefones, esperam a chegada desse pacote atrasado ou perdido e com isso cria formas de preencher essa comunicação e metaliza o processo, tudo na tentativa de continuar o processo de envio, lembrando que teremos máquina, “conversando” com máquina e tentando estabelecer uma forma de entregar aquilo que foi enviado.


Como percebemos isso:


Se for uma comunicação de vídeo, a chamada que estava em tamanho natural começa a ficar quadriculada e os quadros ficam maiores distorcendo a imagem e porquê isso acontece:

O Codec (codificador e decodificadir) de vídeo tentará compor o quadro com informações disponíveis e como está faltando ele amplia o espaço existente de forma a preenche-lo e aí percebemos que houve alguma falha e perda de pacotes.



Na comunicação de Voz, essa é bem mais sensível, ficará picotando, pois perdeu-se algo no caminho. Exemplo:


Estou falando a frase:


- “O contrato foi enviado”, picotando o que acontece:


O c..trat. foi e... ado, se o codec (codificador e decodificador) de áudio não for dos mais recentes poderá cair a chamada. Isso acontecerá em fração de segundos.

Aqui está a explicação do porque é necessário investir em qualidade dos equipamentos e serviços de :


- Internet (link dedicado de Internet, Banda Larga ou 4G)

- Modem (modulador e demodulador)

- Switch (Comutador)

- Cabeamento de acordo – Rede de Dados

- Aparelhos IP com codecs mais atuais – Os codecs de áudio


Esses conceitos iniciais são importantes para que a migração de seu sistema telefônico para a tecnologia IP e sobretudo Nuvem seja o mais suave e produtivo possível, vamos adiante ainda com mais conceitos e formas suaves de mudança.

[1] Com esse exemplo descobrimos a origem de mais um termo em Telecom BinA, que nada mais é do que B identifica A. O recebedor da chamada identifica A que está chamando.


Completamos a parte I. Quer saber mais, mande-nos suas dúvidas e questionamentos!

7 visualizações0 comentário