top of page

URA - Unidade de Resposta Audível O que é, Para quê, Como e Por Quê?




A Unidade de Resposta Audível (URA) e´um auxiliar valioso, no dia a dia de sua empresa. Esse dispositivo faz o primeiro atendimento de suas chamadas e as direciona às pessoas que você e sua empresa definiram para esse atendimento. Fazendo uma correlação, para telefonia é o principio do Iot ou Internet das coisas.

É um instrumento que se bem utilizado e aplicado, Libera, Otimiza e Aprimora o 1o. Atendimento em sua empresa.

Libera - Caso sua empresa já possua alguém dedicado ao 1o atendimento, "libera" essa pessoa para executar outras tarefas que não só o atendimento, consegue-se ter mais uma pessoa em seu time, sem a necessidade de nova contratação.

Tem um auxiliar trabalhando 24 horas por dia 7 dias na semana, 30 dias no mês, 365 dias no ano, dando visibilidade a sua empresa como: horário de atendimento, promoções e outras informações importantes à seu cliente e seu negócio.

Otimiza Para a implantação da URA é necessário planejamento e nesse momento, ajuste e otimize situações de atendimento. Por exemplo definindo horário para funcionamento e recebimento de chamadas para o departamento de compras. A Ura pode informar previamente quais são esses horários e guardar informações das pessoas que ligaram dentro ou fora desse horário de atendimento.

Aprimorar - Com base nos relatórios de atendimento, ajuste aprimore seu atendimento. Através do relatório de chamadas, analise qual horário de pico de chamadas e eventualmente adicione ou diminua a quantidade de atendentes do departamento de vendas (por exemplo) de acordo com esses dados.

Há alguns cuidados que se devem ser observados na implantação da URA, vamos à eles:


1 - Cordialidade


2 - Simplicidade


3 - Facilidade


4 - Praticidade


No final de cada item acrescente: no Atendimento!


Para ter ou criar uma URA de sucesso, tenha a perspectiva de quem irá ligar para sua empresa e nunca o inverso, pratique a Empatia (coloque-se no lugar de seu cliente).

Certamente há mais alguns pontos que certamente estão à favor da digitalização de seu negócio e atendimento, por exemplo, você pode deixar de ter o famoso e dispendioso DDR (Discagem Direta à Ramal) entre outras.

Outro bom exemplo: A URA pode ser um canal de divulgação de novos produtos ou serviços, enfim a criatividade manda aqui, é um auxiliar que funciona 24 horas por dia, juntamente com sua empresa na Era Digital.

Atualmente sua empresa não precisa parar no horário comercial, ela é um organismo vivo, conte com mais auxiliares que acompanham esse movimento!


Caso deseje mais informações, contate-nos,








bottom of page