top of page

Pabx Analógico/TDM e Ip em Nuvem, Similaridades Veja Quais são?

Atualizado: 20 de dez. de 2022



Nosso assunto da vez, são incontáveis comparações que fazemos entre as soluções de voz , Pabx Analógico com linhas TDM em comparação com o que temos de mais novo em evidência, que é o Pabx Ip e em Nuvem.

Comparando um e outro.


Na visão do usuário:

Similaridades:

Em ambos é possível, estabelecer conexões, chamadas de Voz e entroncamento com a rede pública de comunicações, ou seja é possível ligar e receber, chamadas a partir de qualquer número telefônico disponível no mundo.


Na perspectiva de quem Contrata e Instala.


Similaridades:

Novamente, é possível utilizar números telefônicos tradicionais (portabilidade), 0800, 4003, 3000, enfim toda a estrutura é preservada em ambos.


Aí vem a próxima questão:


Pergunta Chave: Quais outras similaridades realmente existem ?


Resposta: Quase nenhuma mais.


As tecnologias, são completamente diferentes entre si, apesar de permitirem que se atinja o mesmo objetivo central que é a comunicação.

Nas centrais Analógicas/TDM, o máximo de evolução existente, são os famosos Troncos E1 e associados a eles o DDR, que já tem algo de digital, porém baseados no mesmo e antigo conceito de 01 canal para cada comunicação, ou seja só podemos estabelecer ou receber uma chamada por vez, por número telefônico.

Exemplificando:

Se seu número telefônico é xx 3030-xxxx, você, só poderá efetuar uma chamada telefônica de voz, por vez, pois estará utilizando um canal e se for DDR, você terá tantas linhas quantos ramais DDR, tenha em sua empresa.


Com a Internet o conceito "one to one" "um a um", foi derrubado, você, sua empresa, podem ter apenas 1 número telefônico, efetuar e receber diversas chamadas ao mesmo tempo, além de que ainda mensuram o tráfego ou mais simplesmente conseguem saber a quantidade, horário, duração, número chamado e qualidade das chamadas efetuadas e recebidas.


Utilizando um dos conceitos da Administração, tudo que é medido, pode ser controlado, (PODC) Planejado, Organizado, Dirigido, compreendido, aprendido, modificado e melhorado, as chamadas pela Internet de seu Pabx IP, podem lhe dar informações importantes para aprimorar, melhorar seu atendimento e relacionamento com seu mundo (clientes, fornecedores, parceiros de negócios, concorrentes e etc).


Alguns pontos para avaliar:


1 - Seu concorrente, já percebeu isso ?


2 - Seus clientes, já estão habituados à utilizar serviços em Nuvem (Transporte por aplicativos, Conta Corrente Digital, Compras: Supermercados, Viagens, Check-in no aeroporto, e etc.............


3 - Seus funcionários e você, já trabalham remotamente ?


4 e...........................................................................


Um detalhe importante e final, aprender algo novo, não será complicado como possivelmente imagina, algumas tecnologias tão comuns atualmente, tem muito menos tempo de vida do que você imagina e o pior de tudo é Ficar sem conhecê-las.


BOAS FESTAS À TODOS !





2 visualizações0 comentário
bottom of page