top of page

Qual é a diferença entre um Pabx Convencional e um Pabx Ip ??

Temos percebido em alguns contatos e interações com alguns clientes, que há muitas dúvidas em quais são as diferenças entre um Pabx Convencional aqueles que temos em algumas empresas, com uma "caixa" parecida com um servidor e em geral de alguns fabricantes centenários ou quase lá, vamos citar nominalmente algumas marcas: Siemens, Ericsson, Panasonic, Intelbras, Alcatel, Daruma, Leucotron, Amelco e mais alguns.






Esses equipamentos extremamente confiáveis, são basicamente analógicos e tem sua ligação por fios, 2 ou 4 ou 6 fios,





Essa diferença na quantidade de fios é explicado pelo conjunto de aplicações que são possíveis e trafegam por esses fios, porém a principal função é Voz, ou seja para B falar com A. Insistindo nesse exemplo: sempre quem origina a chamada é B, chamando e posteriormente, falando com A, essa sinalização é o padrão básico dos identificadores de chamada (avanço em telefonia), mesmo essa simples sinalização não está disponível a todos, somente os telefones que tem 04 ou 06 fios e claro também com display é que podem ter acesso a essa facilidade que é determinada pela caixa e o tipo de linha/tronco que você tem em sua casa ou empresa. Isso quer dizer que mesmo tendo um PABX "caixa", não está assegurado ao usuário saber quem o está chamando, situação essa que qualquer smartphone faz.

Ratificando: Pabx analógico a função básica é Voz e distribuição ordenada das chamadas, dentro da rede de telefonia


Quais outras possibilidades temos no Pabx "caixa", conhecido também como: legado, on-premise, Pabx Proprietário e outras expressões: Tudo isso significa que a Administração e Controle desse equipamento fica e está no local, onde está instalado. Você tem o ônus e o bonus.

Quais são alguns dos recursos:

- Fac-simile

- Porteiro Eletrônico

- Identificador de Chamadas

- DDR (Discagem Direta Ramal)

- Secretária Eletrônica

- Bilhetador e Tarifador, no primeiro ele conta e diz a origem, destino e duração das chamadas e Tarifador, utiliza o relatório do bilhetador e dá o valor aproximado das chamadas.

É um ótimo, excelente equipamento local, local e apenas local e necessita de vários acessórios físicos, fac-simile, tarifador, Identificador de chamadas, todos são hardwares adicionais.


Pabx IP ou Internet Protocol


O principio do Pabx Ip é o mesmo do Analógico, criar uma rede para determinado grupo ou localidade, e as semelhanças, começam a terminar por aí. A função básica é preservada rede de comunicações, porém a forma de fazê-lo é que começa a ficar diferente.

Aliás vai aí mais uma curiosidade, o que significa o termo PABX:


Private Automatic Branch Exchange (em inglês) e em tradução livre: Troca Privada Automática

ou

Equipamento privado de troca e/ou transferência de chamadas (minha adaptação).


No Pabx Ip as chamadas trafegam pela rede mundial de dados ou também chamada de Internet e uma das primeiras mudanças dessa forma de comunicação, foi a possibilidade de redução de custos com chamadas principalmente para DDD e DDI, uma vez que as redes públicas de comunicação eram proprietárias e para que B que estava em Salvador falasse com A que estava em São Paulo, seria necessário que a chamada passa ou passava pela rede de telefonia de Salvador, pela rede de telefonia de Minas Gerais, Rio de Janeiro e finalmente São Paulo ou seja pela própria definição 071, falando com 011 e assim, o custo é ou era rateado entre todas as operadoras proprietárias nesse caminho e como sabemos temos impostos diferentes e ..................................

Quando migramos para a Internet essa comunicação a principio inicia na rede da operadora de telefonia e depois migra para a Internet e chega a seu destino em São Paulo e claro com uma redução absurda de uso e claro custo. Atualmente esse degrau tarifário "não existe" e há a possibilidade de o custo dessas chamadas ser praticamente o mesmo de uma chamada local. A Internet está e vai ainda modificar muito minha, nossa vida cotidiana.



Voltando ao Pabx o principio ainda era realizado por equipamentos ou melhor servidores que faziam o processamento e direcionamento das chamadas, retornando à alguns posts anteriores Voz é Analógico e como sabemos a Internet é digital e aí necessitamos de alguns equipamentos para transformar Voz em Dados e Dados em Voz, aí entram os Modems (é assim mesmo com M) a tradução livre é Modulador e Demudulador. Temos uma revolução em processo as centrais baseadas no protocolo livre, denominado Asterisk.



Essa possibilidade de mudança trouxe as mesmas facilidades do Pabx analógico, Legado, On premise ........ e muito mais, mais recursos. vejamos alguns deles:

- Redução de custos com telefonia (expliquei o motivo à pouco).

- Transferência de chamadas para localidades diferentes

- Identificador de Chamadas

- Gravação de Chamadas

- Registro de chamadas de entrada e saída

- Atender chamadas em Telefones Ip, Aplicativos de Chamadas

- Videoconferência

- Áudio conferência

- Bloqueio de chamadas

Há ainda uma série de recursos que serão e são incorporadas todos os dias nessas aplicações.

Essa central porém é física ou seja como no caso anterior a administração Implementação e demais funções é de responsabilidade de quem a adquire, um dos recursos que pode não ser tão atraente é a Multi-localidades, para essa implementação é possível, porém há a necessidade de Infraestrutura especial para sua consecução, como as famosas VPNs (Virtual Private Network) ou Rede Privada de Dados, necessidade de Firewall e claro uma das RECOMENDAÇÕES MAIS IMPORTANTES, É!

Tenha, caso essa seja sua opção: Um Servidor de Dados e outro Servidor para Telefonia, não os misture as aplicações, a menos que o investimento inicial em Servidores, preveja tal situação. Rede de Dados e Voz, tem requerimentos técnicos diferentes. A regra que se aplica a um, com certeza, não se aplica a outra. Exemplo disso é a famosa aplicação Load Balance.


Pabx IP em Nuvem



Finalmente chegamos ao Pabx em Nuvem, até agora à última etapa dessa nosso

A diferença básica é de que as funções do Pabx em Nuvem, estão em Nuvem, resumindo praticamente não há hardware ou equipamentos para seu funcionamento. Basicamente teremos os aparelhos IP como o hardwares "necessários", pode-se obter a função "básica" de falar com apps no celular, tablet, notebook, desktop.

Coloquei algumas "aspas" para pontuar alguns recursos, falar sempre foi a principio a função do PABX, entretanto, quando vamos para o mundo IP, tudo que trafega por ali, transforma-se em dados e podem ser também meta-dados, as próximas evoluções e modificações, certamente serão no Pabx em Nuvem, lembrando que a comunicação por voz, nunca deixará de existir, sempre, sempre haverá essa comunicação, ela é inerente à nós. Nós precisamos nos comunicar e certamente ampliaremos as formas de nos comunicar, mas certamente sempre nos falaremos e precisaremos de comunicação unificada, isso fica cada dia mais patente, pelos diversos grupos que criamos a cada instante, ou seja o alguém do grupo B, sempre necessitará falar com alguém do grupo A, do mesmo grupo B, do grupo C, D, E .............

Temos uma série de novidades chegando:

- Metaverso

- Holografia

- Videoconferência

Enfim, um universo de novas formas de interação humana e sempre quereremos, mais, melhor e mais simples. As tecnologias se somam e nunca dividem.

Fale conosco.










9 visualizações0 comentário
bottom of page