Qual é a diferença entre Tronco DID x Tronco Analógico(E1) x Sip Trunk em sua telefonia?



Atualmente temos nossa comunicação por diversas modalidades, Rede Móvel com celulares incluínndo aí o Whatsapp, Rede Fixa telefonia analógica e TDM e mais recentemente pela Internet IP, VoIp em protocolo Sip e assim fica mais complicado entender o que está disponível em termos de tecnologia e o que necessitamos. Pequeno Resumo sobre quais são os tipos de linhas tronco em telefonia.

Qual é a melhor forma de e para contato com Clientes, Time Interno, Fornecedores e atores de nossos negócio.? Temos a nossa disposição diversas ferramentas de comunicação, parecendo que uma em detrimento da outra irá solucionar todos os nossos "problemas" de telefonia/comunicação.

Ótimo, temos opções em detrimento a alguns anos (25/30 anos atrás) onde era necessário pedir uma aprovação e aguardar até 02 anos para obter uma linha telefônica analógica comum (era só para falar), com o advento das privatizações e mais recentemente da Internet as comunicação foram sendo descentralizadas e mais recursos foram sendo incorporados:


Voz + Imagem + Dados


Nosso objetivo é elucidar um pouco o que são:


Tronco Analógico (TDM) sub-produto: E1


DID – Direct Inward Dialing ou Discagem Interna Direta


Sip Trunk




Vamos lá:


Tronco Analógico + E1


Para alguns, esse tronco parece que entrou em extinção, porém ainda é creio o mais amplamente utilizado, mesmo em nossas empresas. São aquelas linhas adquiridas (a muito tempo) que tinha peso de ouro (há 25/30 anos atrás) e que atualmente temos facilidade incrível de adesão. Essas linhas são físicas, há todo um cabeamento pelas ruas, para que essas linhas cheguem até nosso endereço, são praticamente iguais ainda ao seu lançamento, necessitam de um par de fios e esses são ligados à um telefone analógico ou central telefônica analógica.

Permitem a comunicação de 01 para 01 e assim o assinante B, quando quer falar com A disca seu número e a ligação é completada e temos aí, alguns sub-produtos que invariavelmente tem custo adicional:

- BinA - B identifica o chamador A - Identificador de Chamadas

- Bilhetador - Informa de onde e para onde as chamadas foram e conta o tempo de duração.

- Tarifador - Software+hardware, valoriza segundo parâmetros ajustáveis, informações do bilhetador.

- Ura(analógica) - Utiliza, hardware e software para anunciar e receber chamadas.

- Tronco E1 - É uma evolução, que consegue colocar num único "feixe/grupo" diversos troncos, com um tronco chave, possibilitando:

- DDR - Discagem direta à ramais, que em tese necessita de um tronco para Ramal e assim quando B disca para A vai direto ao ramal.

- Número Atendedor "Único" - Com a definição da quantidade de canais consegue-se ter a quantidade máxima de usuários fazendo ou recebendo chamadas. E1 15 troncos (são 15 chamadas simultâneas de entrada e/ou saída), E1 30 canais são 30 chamadas simultâneas de entrada e saída e assim por diante.

O processo de cobrança é o que conhecemos comumente: pagamento mensal pela assinatura e também pelo consumo local, DDD e DDI (atualmente as operadoras, estão com planos de fale a vontade).

Esse tipo de linha, não permite obtenção de muitas informações e integrações, uma vez que é analógica e necessita de hardwares + softwares específicos , para obtenção de alguns poucos dados, por isso seu custo costuma ser muito atraente, porém................. Ideal apenas para Voz.



DiD - Direct Inward Dialing ou Discagem Interna Direta


O DID, está relacionado diretamente com a telefonia VoIP ou Voz sobre IP, esse tipo de linha ou tronco é totalmente virtual e estará armazenado no provedor de sua operadora, não está ligado fisicamente, não há necessidade de fios chegando à seu endereço ou à uma central telefônica local/física, ou seja, um exemplo básico e ilustrativo é:

Sua empresa, tem negócios por exemplo em outra região do país fora de sua localidade, é possível a contratação de um número com DDD diferente de sua região e poderá ser administrado dentro de sua própria central telefônica em Nuvem.

Explicando: Sua empresa está em São Paulo (011) e tem muitos negócios ou filial no Rio de Janeiro (021), você pode ter em sua central telefônica IP em Nuvem, números com DDD 011 e 021 sem nenhum impedimento, direcionando atendimento para onde desejar, nesse exemplo: São Paulo ou Rio de Janeiro, caso tenha mais localidades é só ir somando DiDs e até mesmo internacionais, o mundo é seu limite e o atendimento poderá ser realizado em telefones Ip ou Aplicativos (App) em seu Smartphone, tablet, notebook ou desktop.

Aqui sua empresa estará no Digital, obtendo informações detalhadas das chamadas de entrada e saída, tudo é mensurável e todos os dias temos novidades adicionadas ao software, importante destacar que o ramal é que determinará a quantidade de facilidades possíveis.

Outro detalhe importantíssimo: o número de canais é ampliado em alguns casos, até 200 canais, isso significa que vc poderá ter apenas 01 DiD e efetuar/receber 200 chamadas de modo simultâneo.






Sip(Session Initiation Protocol) Trunk - Sip Trunking


Sip Trunk traduzindo livremente- Tronco de Protocolo de iniciação de Sessão.


Opera praticamente, igual ao DiD em linhas gerais, não necessita de ligação física até o local de sua instalação e pode ser ligado diretamente a um hardware para utilização de aparelhos e dispositivos analógicos e/ou IP com protocolo SIP, permite uma utilização híbrida. Podemos utilizar em uma central em nuvem, bem como caso seja a necessidade utilizar em uma central telefônica IP (Asterisk, Issabel e dispositivos físicos (Ata (Adaptador para Telefones Analógico) ou Gateway (Porta de entrada em tradução livre também, basicamente, faz a mesma função de um Ata), tecnicamente pode receber diversos troncos e distribuir para diversos ramais Ip ou não (analógicos).

É um tipo interessante de tronco, pois é nativo digital e claro possibilita mensuração de dados das chamadas de entrada e saída.

Utiliza protocolos de comunicação Sip e faz o direcionamento e encaminhamento das chamadas com algumas regras especificas, necessários para as centrais baseadas em Asterisk*, Microsoft Team *, 3CX*, Alcatel * e outras, enfim uma série de fabricantes.

O custo desse tipo de tronco é igual aos demais, porém necessita de gerenciamento para indicação dos protocolos de segurança e direcionamento, ou seja necessita de hardware + software e um exímio profissional que conheça como e a melhor forma de implantar e gerenciar. Há diversos fabricantes com soluções para esse tipo de produto, destacamos entre eles: Grandstream*, 3CX*, Atos/Unify*, Alcatel*, Intelbras*.

Um detalhe importante na contratação é necessário definir a quantidade de canais para cada Sip Trunk, observe que na grande maioria dos casos inicia com 02 canais, sendo assim, sua empresa somente poderá receber ou efetuar 02 chamadas simultâneas, o preço será definido pela quantidade de canais contratados e forma de tarifação fale a vontade, ou tarifado por minuto em chamadas locais, DDD e DDI.




Pequeno quadro resumo:

* marcas registradas,

Enfim, há diversas formas de comunicação em Telefonia (celular, analógica/TDM e IP) atualmente e a união de todas elas é que fará a sua comunicação melhor, Em telefonia IP o que temos de mais atual é a Telefonia em Nuvem, que em nossa opinião, oferece a melhor relação Custo x Benefício, se comparado com o passado e o Sip Trunk, mas está decisão é sua.

Estamos aqui para auxiliar.


Fale conosco!





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo