PORQUÊ MINHA EMPRESA(Micro, Pequena, Média ou Grande Empresa) DEVE DIGITALIZAR-SE ????

Não pretendo responder, mas ajudar a pensar o porquê desse movimento. Cada empresa tem seu movimento, porém há situações semelhantes a diversas ou quase todas as empresas!



Fonte Imagem de: https://netscandigital.com/blog/os-dois-lados-do-cerebro/

Estamos constantemente ouvindo e lendo sobre ser digital, e nessa expressão Ser Digital, resume-se em algumas situações bem mais simples e “escondidas”, “não explicitas” nesse termo


.

Podemos iniciar essa conversa observando duas possibilidades bem simples. Que recursos nos interessam de fato no digital em detrimento ao analógico em nossos negócios.

O digital é eminentemente feito a partir de um estudo e compreensão de como vivemos e fazemos algo, a partir daí, cria-se uma fórmula para quantificar e racionalizar determinadas atividades. A evolução tecnológica passa e passou por diversos estágios.



Exemplificando, nossa Locomoção:


1ª. Evolução – Aprendemos à andar e posteriormente correr.

2ª. Evolução – Utilizamos animais (cavalo) para andar mais rápido e mais longe.

3ª. Evolução – Invenção da Roda.

4ª. Evolução – Carroça (podíamos levar mais e mais coisas e pessoas de uma única vez).

5ª. Evolução – Automóvel/Locomotiva e Estrada de Ferro. Passamos a utilizar a mecânica em nosso favor

6ª. Evolução – Avião, juntamos mecânica com à física.

7ª. Evolução O emprego de softwares para melhorar o desempenho do mecânico.

8ª. Evolução – Emprego de Software no lugar do mecânico.

9ª. Evolução...................................................................

10ª.Evolução.................................................................

Fiz uma passagem ultra-rápida sobre as diversas fases da evolução humana no quesito Locomoção, para chegar no Digital.

No mecânico inicialmente (ferramentas de artesão) era difícil quantificar e em determinado momento alguém teve a ideia de criar a linha de montagem que estabeleceu parâmetros que poderiam ser utilizados para atingir maior quantidade produzida, uniforme e com a mesma “qualidade”, assim passamos a viver, nesse ciclo. As fábricas consolidaram-se e prosperaram até nossos dias, porém o que percebemos é que toda atividade estava centrada em produzir algo para ser entregue a um público consumidor e assim forjamos toda uma estrutura social para dar abrigo à esse padrão.

No presente momento e já a algum tempo, estamos vivenciando mais um período de mudança, onde às grandes fábricas não produzem apenas “produto” essas também vendem e oferecem serviços também.


Vejam um Call Center atual ou Central de Telemarketing.


Num Call Center “atualmente” temos mais pessoas trabalhando juntas, que numa montadora de veículos ou num fabricante de aviões e novamente estamos em plena mudança desse conceito. Para dar exemplos, lembram-se das:


- Agências bancárias. Como eram enormes e tínhamos muitos caixas humanos.

- Hipermercados:

- Grandes Lojas de Departamentos: Mappin, Mesbla,

- Livrarias – Fnac, Cultura e.....................................

Voltando ao assunto inicial o que é digitalizar hoje em comparação à nossa antiga linha de montagem ??? Para seu negócio representa a mesma situação.

Você passa a poder quantificar quase tudo que acontece no negócio em detrimento ao que havia antes, é possível estabelecer padrões que a “olho nu” talvez passasse despercebido. Os algoritimos, que tanto ouvimos falar só podem existir se forem encontrados padrões ou até em situações onde,”não há” padrão, lembram do que é a teoria do caos (mas esse é assunto para outro post).

Resumindo o mundo desde a adoção da Internet que é também uma Evolução, não é e não será mais o mesmo. Com essa junção à rede (internet) é possível estabelecer-se padrões e obter mensuração quase que instântanea e a pergunta que não quer calar?

P. Qual negócio não quer ter mais indicadores ?

R. Imagino, que todos.





Digitalize-se, ou melhor aceite à Digitalização – Essa já está acontecendo, não há mais como voltar.

Mais um exemplo sobre a Digitalização


As Redes Sociais estão crescendo num ritmo alucinante, não é só pela interface gráfica ou facilidade de utilização ou por quê todos estão utilizando, aliás todos estão utilizando por quê:

É possível saber:

- O que é dito,

- Quando foi dito,

- Por quem,

- Horário,

- Frequência de acesso,

- Razão do que porque foi dito,

- Idade,

- Sexo,

- Altura

- Região e

Como se sente à pessoa que postou uma mensagem, e mais e mais informações....................

Com essas informações e análises o sistema é retroalimentado e que só são possíveis de serem obtidas porque estão digitalizados. Fosse apenas uma conversa de um para um ou de um grupo de um para um outro grupo (Analógico) seria muito mais difícil, demorado e bem mais caro de entender e captar essas informações.





Vai aí mais um exemplo: Lembram-se dos jornais impressos? Quem fazia publicidade por exemplo, não tinha a certeza de que seu anúncio havia sido lido e o pior por quem, mas, mesmo assim investia-se. Houve economia por certo, concorda?????????


Os detentores das Redes Sociais já descobriram e utilizam muito bem essas informações e você o que está fazendo pelo seu negócio???????????????


Pense nisso! Think That



Digitalize-se e conheça mais sobre seu próprio negócio!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo