top of page

Avaliação - Será que compensa, migrar da Telefonia convencional (tradicional) para IP e Nuvem?

Atualizado: 25 de jun.


Qual caminho escolher ?

A Telefonia ou comunicações é um dos pilares da sociedade atual e certamente o será para as próximas gerações. O telefone, encurtou/ distâncias e aproximou mercados, pensar o mundo sem Telecomunicações é particularmente difícil.

Em telefonia assim como em tecnologia, quase sempre somamos, criamos, modificamos, adicionamos novas funções e quase nunca substituímos, uma em detrimento da outra.

Temos como exemplo, meios de locomoção e mais especificamente, o automóvel. Desde seu lançamento o automóvel, mudou de forma assustadora, mas continua sendo um hardware(1) utilizado na locomoção do ponto A para o B, outros meios de locomoção foram incorporados, mas o automóvel continua existindo, de forma completa e diferente do seu lançamento.


A resposta à essa pergunta, recentemente (2024) mudou um pouco, a questão não é se vale a pena, mas sim, quando sua empresa, será impelida a mudar.


Algumas operadoras estão atualizando sua rede de comunicação e simplesmente, estão abandonando o famoso par metálico e mudando, implantando redes de fibra ótica. Isso em resumo quer dizer que estão deixando de prestar assistência e manutenção para linhas físicas (analógicas).


Para as operadoras, também é mais fácil ter apenas uma rede em detrimento a 02 redes, (telefonia e dados), a Internet veio para ficar e é o meio também para Voz.


O título pode ensejar que temos uma escolha entre tradição (Pabx Convencional) x Novas Tecnologias e irrupção, porém ao analisar mesmo que superficialmente, percebemos que as novas tecnologias em telefonia, só veem no sentido de manter a tradição: A tradição é comunicar-se e no caso de empresas, realizar, concretizar e fechar negócios e se pudermos fazer de maneira mais rápida, fluída e com mais recursos, tanto melhor.


O Pabx Convencional tem as seguintes características básicas:


- Pabx Físico (Há um hardware controlador/comutador).

- Possibilidade de comunicação interna e externa

- Com hardware/placas adicionais: Bilhetador (relatório do tempo de chamadas) Tarifador (valor das chamadas)

- Rota de menor custo

- Chamadas locais, DDD, DDI e celular (placa celular) conectados

- E1 e DDR

- Contas de consumo de telefonia (separadas) e custo da central telefônica.


As atuais centrais IP e sobretudo nuvem, tem outro DNA e capacidade, permitem além da função básica (falar e receber chamadas de voz), comunicar-se com o mundo e uma quase infinita gama de possibilidades. Tudo isso porque a comunicação foi para dentro do mundo IP e sua central física anterior, virou um software unido à um hardware e conectado à internet.


Quando sua central Pabx vai para à nuvem, começa imediatamente:


- Atender e efetuar suas chamadas telefônicas em qualquer lugar do mundo (com acesso à internet), sem custo adicional.

- Relatórios (Esse talvez seja um dos maiores ganhos com telefonia IP). Você tem absoluto controle, sobre todas as chamadas atendidas ou não (entrada e/ou saída), de sua empresa, ou seja, quantas possibilidades de negócios, você ganhou ou perdeu. Essa última palavra, é o que todo Empresário não quer ouvir.

- Receber seus recados de voz em seu e-mail, telefone IP, ou aplicativo de smartphone/desktop.

- Transferir chamadas para outro ramal e/ou telefone de forma automática.

- Portabilidade numérica.

- Videoconferência no mesmo aplicativo e/ou telefone.

  • Mensagens e troca de arquivos entre ramais do mesmo Pabx (lembrando que podem estar em localidades diferentes), adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

  • Call Center no mesmo Pabx

  • Gravação de chamadas.

  • Criptografia das chamadas efetuadas e recebidas.

  • Diversas possibilidades de utilizar seu ramal (na empresa, fora dela).

  • Descentralização e/ou centralização de chamadas de forma simples e rápida.

  • Economia com chamadas.

- Integrações com outras aplicações: CRM e outros sistemas Whatsapp, (Redes Sociais).

- Um único Pabx para diversas filiais/lojas (até 200 filiais), sem qualquer comprometimento de facilidades.

Uma única equipe de gerenciamento de Rede.

Hardware compartilhado: (desktops, notebooks, tablets, smartphones(antigos celulares).

Evolução constante, sem necessidade de aquisições de diversos hardwares de fabricantes diferentes.


Resumindo, sem qualquer dúvida compensa em muito a migração de sua telefonia convencional para Telefonia IP, como vimos o cenário tem mudado rapidamente a questão dentro de muito pouco tempo, será quando e não mais uma opção, A opção será físico (existem centrais Sip dedicadas) e/ou Nuvem e essa última tem ganho cada dia mais espaço.


Sua empresa, irá ganhar muito com novas tecnologias, que como disse manterão sua tradição. Comunicação, ampliando sua produtividade e ganho $$$$$$$$$$$.


(1) Podemos até, considerar alguns modelos como hardware, dado a quantidade de tecnologia embarcada nesse produto, desde o lançamento.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page