top of page

Onde a adoção da Telefonia Ip e em Nuvem poderá colaborar com seu negócio

Atualizado: 16 de abr. de 2021

- Redução de Custos:-

- Deslocamentos:

As comunicações de sua empresa migram para Internet e Nuvem, mantendo a unidade de Departamentos, Setores, que não necessitam estar fisicamente juntos, a equipe passa a utilizar: Ramais do PABX Interna e Externamente, reuniões com equipes em sala virtual, utilizando.

- Eliminação de Custos com Manutenção de Sistemas de PABX físico.

- Poderá até em alguns casos ter redução em sua conta de telefones em relação as operadoras de Voz tradicionais.




- Otimização de Recursos, tudo ou quase tudo numa única plataforma, por isso do termo Comunicações Unificadas o famoso termo técnico UC.

Nesse caso vc terá num único sistema a poucos cliques Voz, liga para um ramal interno ou externo. Dados, recebe seus recados de correio de voz (antiga secretaria eletrônica), caixa postal em seu e-mail, integração com CRM, relatórios (quase em tempo real) de sua movimentação de voz e imagem Videoconferência que pode ser realizada por um aparelho telefônico, Smarthphone, computador ou um Codec equipamento destinado à essa finalidade.


- Mobilidade Multi-localidades: Esse é um detalhe, que acredito nesse momento seja fundamental e daqui para frente o será mais ainda. Atualmente impera no mundo o lockdown, assim sendo vc é obrigado a trabalhar em sua casa e cada um dos colaboradores de sua empresa também. É possível que cada colaborador da empresa, vá para um local físico, porém não perde a unidade criada na empresa, todos os departamentos continuam operando em localidades diferentes. Traduzindo essa ideia:

Os colaboradores estão em suas respectivas casas e atendendo os seus próprios ramais como se na empresa estivessem. Não há alteração alguma a transparência é total, se houver sinal de internet com 90 kbps para cada chamada, tudo certo e igual. [1]


- Modernização: Quando coloco esse fato, trata-se de sua empresa, identificando formas de melhor atender ao mercado. Atualmente está claro de que é necessária a digitalização, porém quando colocamos isso, não quer dizer que devemos relegar e substituir o humano por um atendimento eletrônico por exemplo. Continuaremos necessitando de bons profissionais em qualquer nível. Aquele(a) profissional que é responsável pelo primeiro atendimento (telefonista e/ou Recepcionista), com a adoção da URA (Unidade de Resposta Audível), pode ser deslocada para realizar a função de transbordo (chamadas não atendidas em algum ramal, por motivo de férias, ou por estar ocupado..... por exemplo e passar a atender mais pessoas presencialmente ou.......................... auxiliar o Departamento Comercial na prospecção de novos clientes, ou seja, otimizando alguns sistemas, vc amplia as atividades sem a necessidade de contratação de novos funcionários, pode deslocar internamente e ganhar em produtividade, praticamente [2] com o mesmo valor, transformando esse valor de desembolso em investimento ao invés de despesa.


Agilidade: Com um sistema integrado, Voz, Dados e Imagem as comunicações passam a ser mais transparentes fáceis. Exemplo disso:

Integre seu CRM com o sistema telefônico e as chamadas efetuadas à Prospects e Clientes passam a receber atualização imediata não há a necessidade de ter duas telas abertas para que uma ação direcionada seja executada, economize tempo.

Outro exemplo possível é:

Alguém ligou para o departamento financeiro, buscando informações, porém não pode ser atendido, o ramal chamado tem caixa postal registrada, uma vez que se deixe o recado é disparado um e-mail para o usuário do ramal e esse saberá quem ligou, horário dessa chamada, bem como o motivo do chamado. O mais importante ainda, ficará registrado em sue PABX para que o administrador possa acompanhar e aí verificar se há muitas chamadas não atendidas e assim atuar na correção de um possível problema.



[1] Aqui meus colegas de Ti arrepiam-se, pois há a necessidade de que a infra-estrutura local esteja adequada, mas calma, com um profissional de TI acompanhando a situação é tão tranquila, quanto à essa leitura.. [2] Praticamente: Isso quer dizer que o valor poderá ser menor ou maior do que o atual, como diria um ilustre professor “Não há almoço grátis e se você tem um negócio, mais do que ninguém entende isso, pois quer ser remunerado e de preferência bem, pelo produto ou serviço que vc produz ou comercializa.

11 visualizações0 comentário
bottom of page